A cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, registrou 610 casos prováveis de dengue nos primeiros quatro meses de 2023, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na última segunda-feira (24). Tendo também um aumento de 43% no número de casos da doença na cidade.
A SES-MG confirmou uma morte por complicações da doença em Juiz de Fora, sendo que a vítima era um idoso com comorbidade. Em relação à chikungunya, foram registrados sete casos, e nenhum caso de zika foi contabilizado.
O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora e publicado em janeiro de 2023, já alertava para o "alto risco" de infestação de dengue, segundo a classificação do Ministério da Saúde. A próxima análise do cenário da cidade está prevista para ser divulgada em maio.
Em todo o estado de Minas Gerais, a tendência de aumento dos casos de dengue se mostra ainda mais acelerada, com 235.331 casos prováveis e 102.537 confirmados até o momento, além de 49 mortes confirmadas e outros 109 óbitos em investigação. Já os casos prováveis de chikungunya chegaram a 50.590, com 20.938 confirmados e 14 óbitos confirmados e outros 12 em investigação. Quanto ao vírus zika, foram registrados 219 casos prováveis e 18 confirmados, sem óbitos registrados.
(Foto/Reprodução: Google)
(Áudio: Allan Rabelo- Locutor)
(Texto: Pedro Aragão)
Comments