Recentemente o caso dos Yanomami - maior território indígena do Brasil - veio à tona devido à exposição de grave insegurança militar e crise sanitária.
Contextualizando, o garimpo ilegal cresceu na região durante os últimos anos e com isso o descaso com Yanomamis também aumentou. Em cima desse fator, há registros de que no último ano, 99 crianças, de 1 a 4 anos morreram - principalmente de desnutrição e pneumonia.
Diante desses acontecimentos, o atual presidente da república, Lula (PT), acusa o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de omissão. Além disso, o atual ministro da Justiça foi mais enfático e disse que trata-se de genocídio e determinou abertura de inquérito.
Para resolver a situação o governo brasileiro declarou emergência médica no território indígena e exonerou 54 funcionários da FUNAI e do ministério da saúde, responsáveis pela proteção e cuidado dos indígenas.
Além disso, o vice-presidente da comissão da União Europeia disse que o bloco vai destinar cerca de 500 a 700 mil euros para ajuda médica e nutricional.
A situação do território é crítica mas caminha para uma solução.
Mais informações nos noticiários da Rádio Play Hits JF !
(Foto/Reprodução: Google)
(Áudio: Pedro Aragão- Locutor)
(Texto: Ícaro Renault)
Comments